Os servidores públicos do município de Candeias fecharam o terminal rodoviário na manhã da última quarta-feira (14), por volta das 8h, em protesto ao atraso no salário. Impedidos de entrar ou sair, quem precisava trabalhar ou cumprir outro compromisso precisou esperar até as 10h para terem a passagem liberada pelos manifestantes.

Prosseguindo com a investida, os servidores continuaram a mobilização na frente do Banco do Brasil – instituição contratada pela prefeitura para o repasse do salário dos trabalhadores no município. “Nos reunimos na frente do banco para exigir que o nosso salário seja depositado em nossa conta. Não agüentamos mais esperar”, contou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Candeias, Dailson Alves.

Segundo Dailson, o gerente do banco garantiu que o dinheiro dos servidores entraria na conta às 13 horas desta quarta. A reportagem do RMS Notícias entrou em contato com o diretor do sindicato nesta quinta-feira (15) e ele informou que o salário dos vigilantes foi depositado no horário prometido pelo gerente do banco.

Apesar disso, uma grande parcela dos servidores públicos ainda estão aguardando a liberação do salário. Na tentativa de dar celeridade ao pagamento dos funcionários, a vereadora Marivalda Silva (PT) apresentou um requerimento à Câmara de Vereadores solicitando a presença da secretária de Finanças do município, Rute de Souza Fonseca, para explicar aos servidores o motivo do atraso no salário. Mas, segundo a parlamentar, o documento só foi expedido em 3 de dezembro.

Para a vereadora, essa foi uma manobra da presidência do Legislativo para impedir a possibilidade de uma explicação da secretária na Câmara. “Se o presidente tivesse encaminhado esse ofício a tempo, a secretária seria solicitada a prestar esclarecimentos. Mas agora já estamos às vésperas do recesso”, ressalta.

O Sindicato dos Servidores Públicos deixou claro que os vigilantes poderão parar as atividades caso o décimo terceiro salário não seja depositado até o dia 20 de dezembro.

Por Henrique da Mata