A sessão ordinária, da Câmara Municipal de Candeias, realizada na última terça-feira (10), às 10:45h, começou com o pronunciamento do Presidente, Sargento Francisco Conceição, que convidou o Vereador Antonio Alberto para proferir a oração do dia.

Em plenário, estavam presentes os diretores e alunos da Escola Eriberto Ferreira, imprensa, e os Vereadores Antonio Gilson (Bobo), Joceval Silva, Marivalda Silva, Antonio Alberto (Preto), Maribel Brasil, Alcione Borges, Serrinha SS e Jário Santos.

A leitura da Ata anterior e o expediente foram lidos pela vereadora Alcione, na ocasião anunciou alguns convites para a Casa.

I Encontro do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da Secretaria de Ação Social, que será realizado no dia 18 de maio, da 08 às 12hs, neste salão nobre.

Estréia do “Programa Conexão Notícia”, da rádio Terra Nova FM 91,7, no dia 165 (segunda-feira), das 12 às 14hs, que será apresentado pelos radialistas Moysés Azevedo, Edilton Luis e Sérgio Maurício.

A União dos Vereadores da Bahia (UVB), convida para o I Encontro de Legisladores Municipais da Região Metropolitana de Salvado, no dia 265, das 08 às 13hs, na Camara Municipal de Dias D`Ávila.

Na sequência, o representante e membro do Comitê de Cidadania, José Batista da Silveira, pediu apoio a todos os vereadores da casa para não permitir que a unidade de saúde Luiz Viana se transforme em PSF com atendimento de duas ambulâncias e duas enfermeiras e encerre o atendimento 24hs.

Jarinho disse que a cidade está doente e deseducada.

Na presença dos alunos ele convidou todos para realizar uma visita à noite nas escolas municipais e constatar como está a atual situação da merenda escolar.

O professor Joseval clamou pela suspensão e pintura do muro da escola Julieta Viana, visando segurança aos alunos.

“Se o poder do vereador fosse somente executar a obra e resolver o problema do povo, já teríamos consertado muitas coisas por aqui.

Enquanto a vida há esperança.

Espero que o secretário de obras se posicione”, protestou.

Jarinho intercedeu reforçando que eles estão esperando que façamos vaquinha pelos alunos para conserto do muro!  

Já Bobó apontou para um saque público.

“O descaso é tamanho, vemos que as ruas estão se acabando e todos os dias ela passa por ali e nada faz, ela jogou a toalha mesmo”, afirmou Bobó.

Pasmem disse Jarinho: “recebi um ofício agora e apresento a vocês ao qual diz que seu filho Diego Maia, ocupa dois cargos de secretaria.

Vimos o problema do muro da escola que já se passam dias e nada se faz e no lugar de pagar aos advogados para segurar esse processo, deveria erguer e pintar o muro da escola, pois a mesma liminar que suspendeu os trabalhos dessa casa, o Supremo cassou.

Continuamos aguardando a resposta positiva e favorável aos nossos trabalhos e mais uma vez considerando a ausência da gestão pública, a incapacidade de administração financeira e o declínio de saúde, peço que envie o pedido de renuncia à esta casa”, assegurou Jarinho.

Indignada com a Saúde Pública a Vereadora Marivalda Silva, relatou um fato que a deixou perplexa: “Quero fazer uma crítica ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que  realize um captação e prevenção indo até a casa das pessoas e não esperando somente que elas a procurem.

Uma jovem de 24 anos, quatro filhos, em trabalho de parto foi ao Hospital Ouro negro, não encontrando apoio por se tratar de um caso de alta complexidade, foi a outra cidade, também sem sucesso.

Retornou para sua casa e entrou em trabalho de parto.

Foi necessário apelo ao Secretário de Saúde, que interveio junto a  Samu , mas ao chegar não pode fazer mais nada.

A criança não resistiu e morreu asfixiada.

A mãe continua internada em estado grave  em Salvador”, relatou.

Bobó pediu uma moção de aplausos pelos 40 anos da EMBASA, sendo aprovada por todos” disse a vereadora.

O Vereador Carlos Alberto(Preto) citou o Projeto de esporte que no período de julho2009 a dezembro2010 foi pago  aluguel do imóvel para desenvolvimento do projeto ‘esporte e vida’: “Fomos visitar este imóvel e constatamos que nada funcionava.

Irei fazer uma representação no Ministério Público, baseado no Artigo 71  da Lei orgânica dessa casa”, protestou.

Confirmando o fato, o Vereador Serrinha disse que ali não aconteceu nada.

“A prefeita disse que naquele local seria criada uma associação para o funcionário público, já que ela não me cedeu o espaço para a creche que tanto almejei, porque permitiu deixar entregue às traças?”, indagou Serrinha.

Marivalda pediu moção verbal do ex-Vereador Pedro Carlos (In Memoriam) pelo que representou na sociedade e foi brutalmente assassinado: “Em tempo para o professor Val que fez aniversário no último dia 06, pela militância do seu trabalho e para o  Major Moisés que opera intensamente em prol da segurança dessa cidade e  também aniversaria hoje”.

Antes de encerrar a sessão, o Presidente se posicionou e disse: “Diante das insatisfações dos moradores, estamos em nome de todos os vereadores enviando um ofício para a prefeita a fim de considerar os serviços prestados de saúde no período de 24hs, as pessoas carentes desse município que precisam desse atendimento principalmente à noite.

Solicitamos que V.

Ex.

a.

, intervenha na suspensão da mudança dos serviços da unidade médica 24hs para o Posto de Saúde da Família (PSF) e manter funcionando na forma que se encontra”.

 

 

*Fonte: Maria Luiza – Ascom Câmara