A Escola Municipal Manoel Ferreira, em Simões Filho, foi desativada já há algum tempo, e encontra-se em situação de descaso. Na unidade de ensino, que fica localizada no Centro da cidade, ao lado do Colégio Padre Luis Palmeira, estão acumuladas cadeiras e mesas quebradas, além de outros materiais de descarte.

A reportagem do programa Bahia Alerta, 1ª edição, da Rádio Sucesso (93,1), foi ao local e encontrou famílias trabalhando com costura no local, mas elas não quiseram conceder entrevista. O responsável pelo almoxarifado das escolas municipais de Simões Filho, Roque Florêncio, não soube informar sobre a atividade de costura na localidade.

“Algumas famílias que tinham sido desabrigadas em uma enchente passaram cerca de dois ou três anos no prédio, mas elas foram contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida e já não se encontram no local”, afirmou.

A Escola, que atendia da primeira a quarta série do Ensino Fundamental, tem seis salas de aula e capacidade para receber entre 450 e 500 alunos. Florêncio também não soube dizer o motivo da desativação, nem o que será feito na instalação. “Ela está fechada. No local, seria construída um faculdade, mas ainda não sabendo o que será feito no prédio”.

Por Emile Lira