A partida entre Bahia e Botafogo realizada no domingo (04), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, serviu como primeiro teste feito pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Entres as ações sob a responsabilidade do órgão estão a escolta das delegações, o controle das atividades nos arredores do estádio e as vistorias antibombas.

Com o apoio das Forças Armadas, a operação incluiu a escolta das delegações dos times baiano e carioca, realizada por batedores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, por intermédio do Esquadrão Águia, seguindo à risca os protocolos definidos para a Copa do Mundo.

“O teste tem o objetivo de avaliar a funcionalidade dos planos elaborados para serem aplicados no Mundial”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos na Bahia, coronel Marcos Antônio Oliveira. Ainda segundo ele, os trajetos dos ônibus que trouxeram os times brasileiros são semelhantes aos que serão utilizados pelas seleções que vão disputar a taça nos jogos na Arena Fonte Nova.

Vistoria

No mesmo dia, camarotes, áreas vips e vestiários da Arena também foram alvo de ações específicas dos protocolos de segurança para a Copa. A Companhia de Operações Especiais da PM (COE) entrou em ação com o Esquadrão Antibombas, inspecionando a presença de artefatos explosivos em alojamentos do estádio. Para ajudar na vistoria, os policiais contaram com a ajuda de Logan, um cão Labrador, com faro especial para a identificação de explosivos.

“Até o início do mundial, outros testes serão realizados em toda a cidade, incluindo a vistoria de veículos que circulam nos arredores da Arena e a simulação de chegada das seleções no aeroporto de Salvador”, enfatizou o coronel Oliveira.

Com informações da Secom-Bahia