O anúncio oficial do nome de Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do Estado, para a candidatura a governo do Estado nas eleições de 2014 tem sido o tema de diversas reuniões da militância petista. Membros do partido se reúnem, mais uma vez, na tarde desta sexta-feira (29), às 15h, no Hotel Fiesta Convention Center, em Salvador, para afinar o discurso.

A cerimônia para o anúncio do nome do candidato para a sucessão do governador Jaques Wagner está marcada para acontecer neste sábado (30), após a posse dos novos dirigentes eleitos no último Processo de Eleições Diretas (PED) do partido.

O ciclo de encontros da militância petista começou logo depois que o governador Jaques Wagner anunciou em entrevista a rádio Metrópole, nesta quinta-feira (28), que Rui Costa é o candidato a governo do Estado em 2014. No primeiro encontro, membros do partido se reuniram com José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro, petistas que pleiteavam a vaga para a sucessão, e outros militantes. O objetivo foi acalmar os ânimos exaltados devido à declaração de Wagner.

Tanto Gabrielli quanto Pinheiro se manifestaram a respeito da decisão do governador Jaques Wagner. Para Gabrielli o PT tem grandes riscos de derrota na eleição com o nome de Rui Costa. “Não teremos eleição fácil. Temos dois adversários: um mais tradicional que é a oposição e o outro dentro do nosso projeto: a senadora Lídice da Mata. O mais importante é manter o partido unido. A militância do PT sempre foi um elemento extremamente importante. Se tentarmos apenas com a vontade do governador, sem mobilizar as bases, teremos risco de ser derrotados”.

Pinheiro também se manifestou e evidenciou a insatisfação com a decisão de Wagner. "Eu saí da lista do governador, mas continuou na lista do partido", falou Pinheiro que pretende lutar pela vaga até o fim.

Já o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, parece não ter mais interesse na vaga para a sucessão ao governo do Estado. Apesar de afirmar que ainda manterá conversa com o partido e base aliada, Caetano marcou para a tarde desta sexta-feira (29), a sua plenária, onde deve fazer o anúncio a candidatura a deputado federal.