A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou na última sexta-feira (16) fiscalizações em sete estabelecimentos como boates, casas de shows, bares e restaurantes.

Em nota, a Sucom informou que o Groove Bar, na Barra, foi interditado por não possuir Plano de Emergência. O estabelecimento informou que está funcionando normalmente e que realmente não tem o plano pedido, porque ele é apenas para casas com capacidades de mais de 500 pessoas. A casa já apresentou sua defesa junto à Sucom.

Em nota, o Groove Bar diz que a Sucom pediu sua autuação e interdição dentro do Artigo 12, Inciso I do decreto 23.252/2012, que trata do Plano de Emergência Contra Incêndios em "espaços para espetáculos programados (…) com capacidade de público acima de 500 (quinhentas) pessoas".

A capacidade máxima do Groove Bar é 400 pessoas, informa a casa. A gerência da casa, além de protocolar recurso na Sucom, ainda informou a existência do Programa de Prevenção de Incêndios, projetado na inauguração da casa, em 2008, que está adequado à capacidade do local, segundo a casa. O Groove Bar diz ainda que sua programação segue normalmente, estando à disposição da Sucom e da Prefeitura para quaisquer solicitações.

Fiscais da Sucom notificaram ainda o gerente do Dona Chefa Pizza, no Rio Vermelho, também por ausência do Plano de Emergência. O estabelecimento tem prazo de 15 dias para apresentar o documento.

Já os responsáveis pelo Seu Boteco e Padaria Bar, os dois no Rio Vermelho, deram entrada no Plano de Segurança junto à Sucom. A Borracharia, também no Rio Vermelho, permanece com atividade de boate interditada.

Segundo a Sucom, a fiscalização vai acontecer semanalmente até que todos os estabelecimentos passem por nova inspeção. Os imóveis que não estejam adequados às normas de segurança serão interditados. *IBahia..