Após considerar que o governo incidiu em crime de responsabilidade fiscal, o Tribunal de Contas da União (TCU) estaria cogitando recomendar ao Congresso Nacional a rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff (PT), segundo o jornal Folha de S. Paulo.

A medida poderia justificar um pedido de impeachment da petista. Na última quarta-feira, 17, um relatório da corte, concluiu que o governo desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal ao usar bancos públicos para cobrir despesas que deveriam ter sido pagas com recursos do Tesouro Nacional.

O tribunal cobrou explicações de 17 autoridades, sem, no entanto, incluir a presidente. Segundo o TCU, o Tesouro represou cerca de R$ 40 bilhões que deveriam ser repassados a bancos oficiais que executam programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida e pagam benefícios como o seguro-desemprego. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), principal nome da oposição, disse que seu partido vai pedir o impeachment da presidente se for comprovada sua participação nas manobras fiscais.