Tecnologia é inédita da BA e secretário da Sesab fala em comercialização.

Lançado nesta terça-feira (10) o teste rápido gratuito que permite diagnosticar os vírus da dengue e da febre chikungunya em apenas 20 minutos. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) o teste tem eficácia de 99,8% e é inédito no país.

Com um aplicativo é mapeado e localizados os pontos de focos das doenças. A apresentação ocorreu no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), em Brotas, bairro de Salvador. Neste ano, a campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças tem o tema "Dengue ou Chikungunya – Não vacile, vá à unidade de saúde". Na primeira fase, serão 100 aparelhos distribuídos para exames em Salvador e no interior. As primeiras cidades vão ser contempladas na próxima semana, são elas Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, além da capital – cidades onde já ocorreram casos de chikungunya.

O teste e aplicativo foram criados pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. As ferramentas dão o diagnóstico, coletam dados sobre o paciente como sintomas, além de mapear, via o GPS do smartphone, locais com maior ou menos incidência. O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou a construção de uma fábrica para a produção dos dispositivo destinada à comercialização.