Tiago Abravanel chamou atenção na coletiva de imprensa de "Chapa quente", novo seriado da Globo, na quarta-feira, 25, visivelmente mais magro e com a cabeça raspada. Em conversa com o EGO, o ator contou que perdeu 14 quilos em três meses. "Comecei 2015 insatisfeito com meu corpo e preocupado com a saúde. Estava pesando 132kg. Foi uma decisão muito consciente. Quero perder mais 16 quilos, ter uma vida e um corpo mais saudáveis. Quando vi que meu peso estava muito acima do que já tive, falei: 'Chega, não posso ficar nesse estado'. Foi um grande incentivo ver o Leandro Hassum (perdeu 32 quilos) e o André Marques (menos 71 quilos) emagrecendo", diz ele.

O primeiro passo foi buscar ajuda médica. "Fui ao endocrinologista, que me passou vários exames e, graças a Deus, não tinha nada de grave com a minha saúde. Mas o peso podia ser prejudicial. Sou ator e tenho a questão de ter que aguentar o físico, e o peso extra não era bom para as articulações do joelho nem para o pé que quebrei ano passado", conta.

Apesar da reação positiva, ele diz que muita gente minimiza o peso extra. "As pessoas falam: 'Ah, mas vai emagrecer? É tão legal você gordinho'. Não tenho grandes problemas com meu corpo, é uma questão de saúde mesmo. Até porque, com menos 16 quilos não vou ficar sarado, vou continuar um gordinho gostoso", brinca.

"Nos dois primeiros meses, fiz a dietamuito à risca. Comia basicamente proteína, quase nem entrava vegetais, então fazia menos exercício físico para não me sentir fraco e passar mal. Meus exercícios eram mais os meus shows mesmo. Mas fazer dieta mexe muito com humor, com o emocional, então não podia ver nem comercial na TV que chorava", relembra.

Nesse período, ele conta que o mais difícil foi abrir mão dos carboidratos. "Gostava muito de comer pão, massa e arroz à noite. Talvez essa tenha sido a maior dificuldade, até porque não sou muito ligado a doces. Também abri mão do refrigerante, era viciado em Coca-Cola. Agora, se estou com muita vontade, tomo uma na versão zero."

Prestes a entrar no quarto mês da dieta, Abravanel diz que vai finalmente poder se exercitar mais. "Agora que já tenho alguns carboidratos na dieta, vou começar a fazer academia e pilates e tentar encaixar pelo menos de duas a três vezes por semana na minha agenda maluca."

E diz que o pior já passou: "Consegui me manter no carnaval sem engordar. Bebi, mas não como normalmente beberia. O que não significa tanta coisa, porque o corpo está desintoxicado, então se você toma um pouquinho, já fica alegre."

Atualmente, o cardápio do ator em nada lembra o que ele comia há alguns meses atrás. "Meu cardápio depende muito de onde estou, porque minha agenda é muito maluca. Mas no café da manhã normalmente como um ovo mexido com queijo branco. No lanche da manhã e da tarde, em geral uma fruta. E o almoço e jantar é um filé de carne, frango ou peixe ou um omelete, sempre acompanhados de salada", detalha.

Isso não quer dizer que o ator não tenha uma ou outra escapada. "No último mês, comecei a ter meus dias de lixo, uma vez por semana. É muito difícil viver em dieta, até porque se existe um prazer na minha vida é comer. Se estou com muita vontade de comer um pudim de leite ou arroz com feijão, por exemplo, como, mas tenho a consciência que terei de compensar no dia seguinte".