Diversos disparos assustaram transeuntes e moradores do bairro do Rio Vermelho na noite desta segunda-feira (2). O incidente ocorreu na região do Largo da Mariquita, nas proximidades do Mercado do Peixe, por volta das 20h30. Os disparos foram causados por agentes da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (Rio Vermelho/Ondina).

Os policiais militares estavam no local tentando impedir que um homem, armado com uma garrafa de vidro quebrada e uma faca, tentasse se machucar. Numa tentativa de contê-lo, os PMs efetuaram de cinco a seis disparos no chão, para assustá-lo.

A ação atrapalhada dos policiais, contudo, gerou um caos em toda a região. O administrador Leonardo Oliveira estava no local em um veículo, seguindo para a Barra, quando ouviu os tiros. "As pessoas começaram a abandonar os carros correndo. Os veículos que estavam atrás, como nós, começaram a dar ré e retornar pela contramão até a churrascaria Fogo de Chão. Estou há cinco anos na cidade e foi a primeira vez que vivenciei uma situação dessas de perto".

Uma outra testemunha do incidente também descreve uma situação de grande pânico por causa dos disparos dos PMs. "As pessoas correram para dentro dos bares, se amontoaram nas cozinhas, nos banheiros…"

Apesar de ter causado os disparos que alarmaram os consumidores dos bares na região, a PM não conseguiu impedir que a vítima se lesionasse. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, segundo o posto da Policia Civil desta unidade, chegou a ser atendido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o relato de flanelinhas que estavam no local e acompanharam a situação, a vítima seria evangélica e havia acabado de retornar de um culto.

*Correio.