A requalificação da orla da Barra começa na próxima semana e, por conta disso, o trânsito na região já será modificado a partir do sábado (28). Empresa vencedora da licitação, a Odebrecht está responsável por elaborar o projeto básico e executivo e pela realização das obras, que devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2014.

O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (23), com valor de R$ 57.705.106.

A reforma vai gerar modificação para os carros e transporte coletivo na região. O trecho da avenida Oceânica que receberá as obras fica entre as ruas Barão de Itapuã e Professor Lemos de Brito. O fluxo desde a ladeira da Barra, pela Orla, até a rua Barão de Itapuã, segue em mão dupla. A partir desse ponto, o trânsito segue somente no sentido Farol da Barra, até o Barracenter pela Marquês de Leão. Desde lá até o Rio Vermelho, a mão dupla volta ao normal na Orla.

As ruas Marquês de Caravelas e Afonso Celso poderão ser acessadas pela Orla, perto do Cristo da Barra, tendo ambas sentido único. Na Princesa Isabel, o trânsito não será alterado.

Para auxiliar nos trabalhos, a rua Barão de Itapuã terá sentido invertido, servindo à saída do fluxo de veículos. O acesso pela Orla não será mais possível. A rua Alameda Marquês de Leão segue com tráfego no sentido Farol da Barra-Shopping Barra, agora sendo possível seguir até a travessa Francisco Otaviano e a rua Miguel Burnier. A rua Professor Afonso Celso passa a ter sentido único (Orla).

Veja a mudança do tráfego no mapa divulgado pela prefeitura:

Ônibus alterados

Na última semana, reportagem do CORREIO tratou das mudanças nos coletivos. A gerente de planejamento da Transalvador, Grace Marinho, contou que as mudanças no trajeto dos ônibus são inevitáveis por conta das alterações no tráfego e da limitação das áreas de circulação, que serão definidas a partir do projeto de revitalização da Barra, que prevê a implantação de um piso especial para ser utilizado tanto por pedestres quanto por veículos.

Hoje, 153 linhas de ônibus passam pelo bairro — metade delas, principalmente as que passam pela orla, no trecho entre o Cristo e o Porto da Barra, vai sofrer mudanças.

Ao todo, 39 linhas que passam pela Barra no sentido Ondina vão passar por mudanças. As alterações de itinerário começam pelos ônibus que vêm da Ladeira da Barra ou da Avenida Princesa Isabel.

Os ônibus de 21 linhas seguirão normalmente pela orla, mas somente até o Farol da Barra. Em seguida, entrarão na Rua Marques de Leão, passando pela Miguel Burnier e pela Airosa Galvão. A rua dá acesso ao Cristo, de onde os coletivos seguirão em direção a Ondina.

Para quem vem da Avenida Princesa Isabel e segue em direção à Rua Miguel Burnier ou à Avenida Centenário, as 18 linhas vão passar pela Rua Praguer Fróes (ao lado da 14ª Delegacia), pela Barão de Itapuã (onde fica a Associação Atlética da Bahia), Avenida Sete de Setembro (orla), até a Marques de Leão, chegando à Miguel Burnier e depois à Avenida Centenário.

No sentido inverso, as modificações de trajeto atingem 37 linhas: 12 provenientes da Avenida Oceânica (Ondina) e nove linhas com destino à Rua Barão de Itapuã ou Avenida Centenário.

Já as 12 linhas que vêm também de Ondina com destino à Avenida Princesa Isabel ou Barão de Itapuã seguem o mesmo itinerário das anteriores até a Rua Barão de Itapuã. De lá, seguem pela Avenida Princesa Isabel em direção ao bairro da Graça.

Mudanças na Orla

Uma das novidades do projeto é a implantação do piso compartilhado para veículos e pedestres, em concreto. Também está prevista a definição de faixas compartilhadas para bicicletas, caminhadas e pessoas com dificuldades de locomoção. Em todo o trecho, serão implementados rampas de acesso à praia, quiosques turísticos e para venda de coco e acarajé, sanitários e postos salva-vidas. A Barra também receberá novo paisagismo e iluminação.

*Correio.