A principal mudança prevista para o tráfego da Pituba será realizada no próximo final de semana. A partir de sábado, a Avenida Paulo VI passa a ter três faixas destinadas a carros e ônibus, no sentido Caminho das Árvores. Para o sentido orla restará apenas uma faixa, exclusiva para coletivos.

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, os motoristas poderão utilizar a Avenida Magalhães Neto como alternativa para chegar à orla. "No horário de pico da manhã (entre 7h30 e 10h), 63% dos veículos individuais seguem no sentido Caminho das Árvores e no pico da tarde (entre 15h45 e 18h15), 67% fazem o mesmo", explicou Muller, sem informar a quantidade de veículos.

Quando se trata dos ônibus, o fluxo maior segue o sentido orla, por isso a existência de uma faixa exclusiva. “De manhã, o fluxo é 70% para orla e à tarde 76%”, disse Muller.

Para acessar a Avenida Paulo VI as opções serão as ruas Marechal Andréa, Almirante CarlosParaguaçu de Sá, Território do Amapá, das Margaridas (prolongamento da Rua das Hortências) e das Rosas.

Para sair da Paulo VI, as tranversais disponíveis passarão a ser: Rua Rubem Berta, Rua dos Maçons, Avenida Miguel Navarro y Cañizares, Rua Território do Amapá, Rua das Camélias e Rua das Rosas.

O motorista que sair da Alameda Jaracatiá (prolongamento da Alameda das Espatódias) poderá acessar a Avenida Miguel Navarro y Cañizares, depois a Rua Coronel Arthur Gomes de Carvalho e seguir direto passando pelas ruas Marechal Andréa, Rubem Berta, Fernando Menezes de Góes e Rua Amazonas.

Quem acessar a Avenida Miguel Navarro y Cañizares e seguir pela Rua Aristides Fraga Lima poderá alcançar a Avenida Magalhães Neto, prosseguir pela Rua Fernando Menezes de Góes e tomar a Rua Amazonas. A Rua São Paulo ficará com o tráfego permitido em mão dupla, o que permite acesso a outras vias internas da Pituba.

Para o taxista José Messias, essa mudança já deveria ter sido feita há mais tempo. “Tomara que dê certo, porque tem horário que isso fica impraticável”. Messias, que atua na região há mais de 20 anos, conta que alguns taxistas chegam a evitar passageiros nos horários mais movimentados. “A gente fica meia hora para ir até ali, não compensa. Eu mesmo espero até para ir pra casa”.

Morador da Pituba, o mecânico Mário de Oliveira está esperançoso. “Piorar não pode né, aqui engarrafa o tempo todo, não tem mais horário”. O sentimento é compartilhado pelo motorista de ônibus Edvaldo Júnior, ele faz a linha Trobogy/Pituba da empresa São Cristovão. “Está péssimo, agora com as transversais em um sentido só está pior ainda, espero que melhore”.

No primeiro dia da mudança, a via já deve amanhecer com as sinalizações indicando o que não é permitido. Segundo Fabrizzio Muller, cerca de 15 agentes vão orientar os motoristas. “O primeiro final de semana será educativo, mas a partir da segunda, vamos autuar quem pegar a faixa de ônibus”, alertou.

A orientação para os veículos particulares que necessitarem entrar e sair de estabelecimentos na via voltada para ônibus é trafegar no sentido Caminho das Árvores e cruzar apenas no ponto exato para estacionar.

As ruas Guilhard Muniz, Alexandre Humboldt, das Hortências, Rubem Berta e das Camélias tiveram sentido invertido. A Rua das Rosas, que tinha tráfego em mão dupla, passou a ter apenas um sentido, levando à Avenida Paulo VI. O veículo que sair dela poderá seguir para o Caminho das Árvores ou Magalhães Neto, ao cruzar a Paulo VI e seguir pela Rua dos Maçons.

A Rua das Hortências é a alternativa para retornar ao fim de linha da Pituba, à Praça Ana Lúcia Magalhães, à Fundação Baiana de Cardiologia ou à Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas.

*Correio.