“O time que alcançar os 48 pontos na Série A do Campeonato Brasileiro, estará livre do rebaixamento”. Esta é a afirmação do matemático Oswald de Souza, que em matéria veiculada no site globoesporte.com, comprova que as equipes que não estiverem nesta margem ou acima dela, correm risco de parar na 2ª divisão no ano que vem.

De acordo com os cálculos dele, os clubes que alcançarem os 47 pontos, o risco de queda é de 1%; com 46 pontos o risco é de 4%; com 45 essa possibilidade vai para 26% e chega a 62% para quem somar 44 pontos. Com 43 pontos no fim do campeonato, o risco de queda é de 83%.

Ao final da 35ª rodada, Fluminense, Bahia e Portuguesa – que venceram e conseguiram sobrevida na competição – ainda estão ameaçados e se mantém sob o risco de rebaixamento. Os cariocas, por exemplo, reduziram praticamente à metade o seu risco de queda, de 32% para 17%. Já o Tricolor baiano teve suas possibilidades reduzidas de 46% para 31%, enquanto a Portuguesa tem somente 6% de chances de cair.

Na parte de baixo da tabela, o Criciúma também tem boas chances de permanecer, já que abaixou o perigo de queda de 33% para 15% depois do triunfo sobre o Coritiba, que por sua vez, aumentou sua possibilidade de ida à 2ª divisão de 13% para 50%. Quem também agravou, e muito, as respectivas situações nesta rodada foram Vasco e Ponte Preta, que com 80% e 99%, de chances, já beiram a Série B do ano que vem.