Foto: Limpec.O animal ficou encalhado e foi resgatado com sinais vitais, mas morreu logo em seguida.

Um Tubarão-baleia de cinco metros de cumprimento e duas toneladas encalhou na Praia Busca Vida na tarde de domingo, dia 13, e foi retirado na segunda-feira, dia 14 de outubro. O cetáceo foi resgatado do local em operação realizada por funcionários da Limpec (empresa de limpeza pública de Camaçari), caminhão poliguindaste duplo e voluntários, mas não sobreviveu.

O animal marinho foi reencaminhado ao mar com a ajuda de uma equipe de biólogos, ainda com vida, mas ainda não se sabem os motivos, seu corpo volto às margens da praia onde encalhou. Após a retirada do corpo, o tubarão Baleia foi encaminhado à base do Projeto Tamar na Praia do Forte, onde será feita a perícia e servirá para estudos.

Gerente de Operações da Orla, Genivaldo Tavares destaca que a operação foi um sucesso. "Conseguimos cumprir nosso objetivo ao retirar o corpo do tubarão e deixar a praia limpa. Foi uma operação incomum em nosso litoral, o que chamou a atenção de muitas pessoas", afirma.

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae. Vive em oceanos quentes e de clima tropical. Além de ser a maior das espécies de tubarão, é o maior peixe conhecido, podendo crescer até cerca de 9 a 12 metros e pesar mais de 13 toneladas.