O turista francês que sofreu um acidente na Chapada Diamantina no último dia 24 recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio. Sebastian Bochê, 35 anos, permanece na enfermaria da unidade de saúde, sob os cuidados da equipe de neurocirugia.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o paciente mantém evolução clínica satisfatória, mas não há previsão de alta.

O turista sofreu um traumatismo craniano depois de cair de uma altura de 12 metros enquanto fazia uma trilha na Cachoeira da Fumaça. De acordo com o presidente da Associação dos Condutores de Turistas de Lençóis, Arsone José Santos Silva, grupo de turistas estava acompanhado por um guia, mas que não fazia parte da Associação.

Eles saíram da Cachoeira do Mixila e, nas proximidades da Cachoeira da Capivara, Sebastian se acidentou: "Ele pisou de mal jeito, torceu o pé e caiu", explicou. Também de acordo com o presidente, o trecho onde teria acontecido o acidente é largo e não ofereceria grandes riscos para os turistas.

Logo após a queda, o guia prestou socorro à vítima. Sebastian teria caído em um trecho com pedras do Rio Capivara. Ele ficou desacordado e chegou a engolir água, sendo reanimado com o auxílio do condutor.

Ao saber do caso, outros condutores e enfermeiros de Lençóis também prestaram apoio. O resgate feito pelo Grupamento Aéreo Militar da Bahia (Graer) teria acontecido apenas por volta de 13h30 do domingo (25), quase 24 horas depois do momento do acidente.

A trilha feita por Sebastian e Camilee Burghg, amiga da vítima, tinha duração de três dias. Eles passariam a noite nas proximidades da Cachoeira da Capivara e finalizariam o passeio no dia seguinte: "Eles iriam para a Cachoeira do Palmital e seguiriam pelo Rio Ribeirão do Meio, a cerca de 3km de Lençóis", disse Arsone. Ainda segundo o presidente da associação local, a trilha percorrida pelos turistas dava acesso à Cachoeira da Fumaça, mas Sebastian e Camilee não passariam pelo local.*Correio.