Os portões da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista foram fechados por servidores da Instituição nesta terça-feira (5). A paralisação não afeta os campi da universidade em Itapetinga e em Jequié, que continuam com atividades normais.

Informações do Sindicato dos Servidores Técnico Administrativo da UESB, dizem que a principal reinvidicação dos servidores é o reajuste salarial.

Parte dos servidores suspendeu parcialmente os trabalhos na segunda-feira (4), mas a paralisação completa ocorreu nesta terça e deve seguir até a tarde de quinta-feira (7), quando eles farão uma assembleia, por volta das 14h.

"Nós estamos insatisfeitos com a política de valorização. Nosso aumento será parcelado e retroativo a março, mas deveria ser retroativo a 1° de janeiro. O aumento parcelado será de 3% em março e 3,5% em novembro. Além disso, nosso auxílio alimentação não terá reajuste. A comida fica mais cara e nosso auxílio não muda", relata a servidora Valquíria Fernandes, que trabalha na universidade há nove anos.

A assessoria de imprensa da Uesb confirma a paralização e diz que nesse período os alunos não terão aula, pois os portões foram trancados com cadeados pelos servidores.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, informou em nota que a proposta de aumento e reajuste linear para os servidores já foi encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa da Bahia.