Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) poderão usar seu nome social a partir do semestre 2015.1. A decisão, aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, beneficia as pessoas que tem um nome oficial que não reflete sua identidade de gênero.

A medida vai fazer com que travestis e transexuais se sintam mais confortáveis e acolhidas na universidade. O estudante pode ter o seu nome social em todos os documentos de uso interno da Ufba, como diários de classe, fichas e cadastros, formulários, listas de presença, divulgação de notas e resultados de editais.

Documentos como histórico escolar, certificados, certidões, diploma de conclusão, as atas e documentos oficiais relativos à conclusão do curso e colação de grau ainda irão apresentar o nome oficial.

Para que o aluno tenha direito ao benefício, ele deve entrar com solicitação na Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis. O estudante erá encaminhada para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) ou para a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

Redação Bahia no Ar