A partir de hoje (04) está disponível nos centros e postos de saúde municipais, a vacina contra a hepatite A para crianças de 1 a menos de 2 anos (doze meses a 1 ano, 11meses e 29 dias). A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A prevenção é a medida mais importante para o controle desta doença. Por este motivo o Programa Nacional de Imunização está introduzindo no Calendário Nacional de Vacinação, a vacina Hepatite A adsorvida (inativada),

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Fátima Guirra, a hepatite A é uma doença habitualmente benigna, de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. A vacina a ser aplicada é injetável, de vírus inteiro inativado, altamente purificado, que ajuda a prevenir a infecção causada pela doença.

“A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. Não há nenhum tratamento específico para a Hepatite A. A recuperação dos sintomas após a infecção pode ser lenta e demorar várias semanas ou meses” explicou Guirra.

Com informações da Sesab