Um dos grandes motivos de reclamação da torcida do Vitória nos dias de jogos do Rubro-Negro no Barradão está perto de chegar ao fim. Nesta sexta-feira, a licitação para a construção da via expressa que ligará o estádio até a Avenida Luiz Viana (Paralela), em Salvador, foi assinada pelo governador Jaques Wagner. A obra deve acabar com os engarrafamentos quilométricos que se formam nas imediações da casa do Leão, principalmente em dias de jogos no estádio.

A obra contará com investimento de R$ 18,1 milhões. De acordo com estimativa da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), a construção da via expressa beneficiará cerca de 200 mil pessoas que moram perto do estádio.

Com pistas duplas nos dois sentidos e canteiro central, a obra vai fazer a ligação direta entre a Paralela e a Rua Artêmio Castro Valente, no bairro de Canabrava, onde estão a sede e o estádio do rubro-negro. A via expressa terá 4,6 quilômetros e passará ainda pelos bairros de Trobogy e Nova Brasília. Também está prevista a execução de serviços de macrodrenagem e de contenção de encostas.

– Temos 60 dias para o início das obras depois da licitação e 18 meses para concluir. No final de 2015, o povo de Canabrava e todos os torcedores rubro-negros terão um acesso mais organizado, desafogando o trânsito na chegada e saída do estádio – disse o governador Jaques Wagner.

O presidente do Vitória, Carlos Falcão, representou o clube baiano na cerimônia de assinatura da licitação da via expressa.* Globo Esportes.