Há sete anos como rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo estreia como atriz em papel polêmico Foto: Urbano Erbiste

Acostumada a fazer a Sapucaí ferver, Viviane Araújo também deve incendiar “Falso brilhante”, trama que vai substituir “Em família” no horário nobre. Como adiantou a coluna “Telinha”, no sábado, a rainha de bateria do Salgueiro vai encarnar Juju Popular, uma esposa dedicada que visita o marido na cadeia e, ainda sim, será traída por ele com a advogada contratada para defender o réu. Para quem não se lembra, Viviane era a mulher do cantor Belo em 2002, quando ele foi preso e condenado a cumprir seis anos de prisão por associação ao tráfico de drogas.

— Em cena, não vai ser a Viviane, é a personagem. Sei que vai ser um papel bem dramático, mas se for isso mesmo vou separar super bem. É uma situação totalmente superada — garante ela, que jura não ter problemas para reviver na TV as visitas íntimas que fez na cadeia durante o período em que o pagodeiro esteve preso:

— Vou tirar de letra. Vai ser até bom que para isso não vou ter que fazer tanto laboratório (risos).

Na Páscoa de 2005, Viviane foi fotografada quando visitava Belo na cadeia Foto: Luís Alvarenga

Diante da pergunta sobre o que tinha reservado para Viviane em sua próxima novela, o autor Aguinaldo Silva avisava: uma personagem polêmica. E ela não teme o desafio.

— Pelo contrário, isso me dá mais vontade, mais coragem de fazer, mais força. Eu quero fazer, eu quero fazer. Estou com muita ânsia e desejo de atuar.

A admiração do autor pela musa da escola tijucana, vencedora do reality show “A fazenda 5” (2012), é antiga.

— Conversei muito pouco com o Aguinaldo. Pelas pessoas que o rodeiam, soube que ele admira minha força, minha garra, meu jeito de mulher forte, que corre atrás do que quer, que levanta a poeira — diz ela, que não se sente lisonjeada com a transposição de parte de sua biografia para a TV: — Não sei se a palavra correta para definir isso é homenagem. O autor está escrevendo uma história, e o que eu vivi naquela época foi muito maior.

Segundo a sinopse da novela, Juju é uma rainha de bateria muito querida pelo povo, que abandona o carnaval a pedido do marido, o pintor Orville Neto. Situação que ela nem sonha viver.

— Não corro esse risco. Se o homem realmente me amar, se for o amor da minha vida, nunca me pediria isso. Ele entenderia que eu amo muito aquela Avenida. Se largar algum dia o carnaval, vai ser por mim mesma — diz ela, que no ano que vem completará 40 anos: — Essa aposentadoria ainda vai demorar um pouco!

Viviane já namorava Belo quando foi descoberto o envolvimento dele com o tráfico de drogas Foto: Marizilda Cruppe

Quando a ficção imita o pagode

Belo foi preso e condenado a seis anos em 2002, por associação ao tráfico e tráfico de drogas. No ano seguinte, teve sua pena aumentada para oito anos. Em 2006, recebeu o benefício de cumprir o restante da pena em regime semiaberto. Desde 1998, namorava Viviane Araújo. Ela enfrentou o julgamento e o confinamento ao seu lado. O romance entre eles terminou em 2007, quando Belo ainda estava preso e pipocavam os rumores de que ele estaria tendo um caso com a dançarina Gracyanne Barbosa.

Coincidência ou não, na novela “Falso brilhante”, Juju Popular, personagem de Viviane, também será traída. O marido dela a troca pela advogada contratada para defendê-lo. Por acaso ou não, Gracyanne, atual mulher de Belo, é formada em Direito pela UFRJ. Por muito tempo, a separação foi assunto evitado entre os três envolvidos. Mas no último carnaval, o casal Belo e Gracyane até aplaudiu a passagem de Viviane como rainha do Salgueiro. Será que a paz vai resistir a uma novela das nove?

*Extra Globo.