Vodu entregue na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus

Um fato inusitado chamou atenção dos vereadores e moradores de Santo Antonio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Um envelope contendo um boneco de vodu, um sistema de magia negra, com um charuto, uma vela vermelha e outra preta, espetada com 14 agulhas, coincidentemente o número de vereadores do Legislativo, e um punhal enfiado no coração da boneca. A entrega foi feita por um moto taxista, que não se identificou por volta das 11h40. Três funcionários que estavam na porta da Câmara receberam o envelope. Esta é a segunda vez que uma encomenda desse tipo foi entregue na Câmara.

Em janeiro , logo após a posse dos 14 vereadores eleitos, um despacho foi deixado bem na porta de acesso ao plenário da Casa. “Foi uma panela de barro com farofa, azeite e um monte de bala. Tudo foi destruído”, contou um servidor do Legislativo. Um funcionário do Legislativo relatou que, junto com os outros dois colegas de trabalho, resolveu abrir o envelope porque não tinha nome do destinatário. “Estava apenas escrito ‘Aos vereadores da Câmara Municipal’. Então abri, mas quando vi que era um vodu, levei um susto e joguei o envelope rasgado no chão”, disse.

Depois do susto, os três funcionários da Câmara acionaram a diretora Administrativa, Aída Ribeiro, que é evangélica. A diretora preferiu queimar o vodu. “Ela achou por bem queimar logo o vodu ali mesmo, no corredor de entrada lateral da Câmara, que foi onde eu joguei a boneca. Antes ela fez uma oração forte para quebrar o feitiço”, contou o servidor.

O presidente da Câmara, o vereador Marcos de Araújo Lessa (Rede Sustentabilidade), está viajando, mas foi informado do ocorrido. Por telefone, ele, que é evangélico, disse que estava tranqüilo em relação a encomenda. “Estas coisas acontecem, mas estamos tranquilos quanto a isso”, salientou. Coincidência ou não, um vodu parecido foi entregue na Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, ontem mesmo, direcionado a secretária de Administração, a advogada Luciene Nery Pinto. O boneco tinha apenas uma agulha espetada no meio da boneca. Não se sabe se a secretária chegou a receber a encomenda.