Grupo atuava na região de Rio Real.
Grupo atuava na região de Rio Real.

Uma operação policial deflagrada nesta segunda-feira (21), desarticulou uma quadrilha de roubo de cargas em Rio Real, município a cerca de 202 km de Salvador. De acordo com informações da polícia, a operação de repressão ao crime organizado estendia aos municípios  de Esplanada, Jandaira, Itapicuru, Olindina, na Bahia e as cidades de Cistinalopis e Umbauba no estado de Sergipe.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações da DT de Rio Real duraram mais de seis meses, com a constatação da existência de uma organização criminosa sediada no município, com atuação em diversas cidades da região.

De acordo com as investigações, a quadrilha sequestrava, a mão armada, motoristas na BR 101, e transportava a carga para outros veículos e, por fim, repassava a mercadoria para receptadores.

O grupo foi denominado como organização criminosa, já que seus integrantes teriam funções bem definidas, trazendo eficiência ao comércio do material subtraído.

De acordo com a polícia, a associação criminosa era captaneada por Roberivaldo Pereira de Oliviera, com participação de Jeferson Dias dos Santos (o Itabaiana), Leudilino Junior Torres Melles (o Junior), Ivanilton Pereira Oliveira (o Cuia), Daniel Pereira da Silva, Adriano Aires Mendonça (o Curador), e Jerônimo da Silva dos Santos, e Theago Soares Lima, esses últimos com diversas passagens por roubo de cargas.

No total foram cumpridos 15 mandados expedidos pelo juiz da comarca de Rio Real, sendo 07 de prisão preventiva e 08 de busca e apreensão, bem como foram fiscalizados pelas equipes da secretaria da fazenda 07 estabelecimentos comerciais.

Participaram da operação 10 equipes da polícia civil, com 40 policiais e cinco equipes da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.