Moradores do distrito de Pindoba, localizado às margens da BA-523, em Candeias, fizeram um manifesto na manhã de ontem (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), cerca de 200 pessoas bloquearam os dois lados da via a partir das 5h30, colocando galhos de árvores e queimando pneus. Os moradores reivindicavam melhorias para a localidade e pediram uma conversa com o prefeito de Candeias, Francisco Conceição, que recebeu, junto com o vice Bom Jorge, os líderes do movimento em seu gabinete na mesma manhã do ato e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a comunidade.

Mantendo o diálogo democrático, o prefeito municipal deu a oportunidade para que todos os representantes pudessem apresentar suas reivindicações. Dentre as dificuldades dos moradores de Pindoba, os líderes citaram a má condição da estrada que dá acesso ao distrito, o policiamento escasso e problemas nas instalações da escola local.

A Prefeitura garantiu que, independente da manifestação, a administração pública fará a melhoria da via de acesso nos próximos dias, passando a máquina de nivelamento do solo e a colocando cascalho para facilitar a passagem dos veículos. O prefeito ainda confirmou que irá asfaltar o distrito já no próximo ano. “Vamos fazer com Pindoba o que firmamos ano passado, independente de qualquer movimento. Não poderemos asfaltar ainda este ano, pois estamos trabalhando com o orçamento definido na gestão passada. Mas este asfaltamento já está no planejamento orçamentário de 2014, conforme nosso compromisso anteriormente fechado”, tranqüilizou o gestor. De acordo com o prefeito municipal, se não chover nos próximos três dias, ainda neste sábado (6) a máquina irá nivelar o solo. Nesta oportunidade asseverou que em virtude das chuvas constantes que assolam o município de Candeias, o nivelamento do solo neste momento ocasionaria a formação de mais lama, uma vez que o solo é de massapé. O gestor encerrou a explanação sobre esta matéria pedindo à população que aguardasse o tempo estiar para que a prefeitura procedesse às intervenções necessárias.

O morador Pedro afirmou que o muro da escola local está velho, tendo o gestor assegurado que a prefeitura já determinou as providências necessárias para a reconstrução do muro. “Tivemos pessoalmente no local e já nos reunimos com a empresa responsável pelas obras desta natureza no município para que a mesma refaça o muro da escola, garantindo assim a segurança dos alunos e funcionários. Uma nova vistoria também será realizada pela Defesa Civil, que avaliará a necessidade da derrubada imediata do muro”, disse o prefeito.

Já sobre a reclamação feita pelos moradores José Raimundo e Anísio Silva, a respeito do policiamento precário no distrito, o prefeito esclareceu que embora o serviço de policiamento no Estado seja uma atribuição do Governo e não do Município, garantiu que, para auxiliar o trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil, a Prefeitura de Candeias vai instalar câmeras de videomonitoramento nos distritos, conforme já previsto em seu plano de governo. “Fizemos agora a instalação do videomonitoramento em pontos estratégicos da sede, mas na 2ª etapa do videomonitoramento vamos contemplar os distritos, e, claro, Pindoba não ficará de fora. Não temos como evitar assaltos, pois este é um problema social a nível mundial, mas faremos o possível para inibir a ação dos marginais”, ratificou.

Os representantes do movimento disseram que essas reivindicações são antigas e que Pindoba sempre foi uma localidade desprezada pelo Poder Público. Eles agradeceram a disposição do prefeito e se comprometeram a levar aos demais manifestantes tudo o que foi esclarecido e reafirmado durante a reunião. Em contrapartida, o gestor agradeceu a presença dos moradores em seu gabinete e disse que este movimento é legítimo e resultado da democracia, mas salientou que um dos manifestantes mesmo reconheceu que o distrito enfrenta estes problemas há 45 anos, não sendo possível que em seis meses seja possível resolver problemas que remontam décadas, mas que coloca-se à disposição da comunidade de Pindoba e do resto do município de Candeias para ouvir a comunidade e buscar resolver as dificuldades.

A reunião foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos, Milton Viana, que visitou logo cedo o local e participou da conversa dos manifestantes com o prefeito.

Informações da Ascom da prefeitura de Candeias