O prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD), parece querer amenizar a situação precária em que vive a cidade, em se tratando de segurança pública.

Enquanto os números altos caracterizam as estatísticas da violência diária em Simões Filho, Eduardo disse que o município foi o que mais reduziu o índice de violência na Região Metropolitana. Segundo ele, houve uma redução de 25% nos números.

O prefeito também criticou a pesquisa divulgada há alguns meses pelo Instituto Sangari, em que Simões Filho foi apontada como a cidade mais violenta do Brasil.

Pode ter existido um erro, realmente, relacionado aos tipos de mortes violentas contabilizadas. Se a pesquisa incluiu as mortes relacionadas à violência no trânsito, como Eduardo citou, houve uma falha de diferenciação. Por outro lado, a realidade de insegurança existente em Simões Filho é um fato.

De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, por exemplo, nos últimos três meses de 2011, o município aparece como a 2ª cidade no ranking de homicídios da RMS. Ela só fica atrás, no período, de Camaçari.

Eduardo disse que a prefeitura municipal tem investido em segurança. Citando algumas ações relacionadas, ele lembrou que em sua atual gestão, a sede da Rondesp foi inaugurada na cidade e viaturas compradas. Além disto, foi efetuada uma reforma na delegacia e a implantação do video-monitoramento." É uma cidade em que estamos trabalhando na área de segurança", assegurou o prefeito.

Por Rafaela Pio.