Ao som dos tambores do grupo de percussão afro Tambores e Cores, foi lançada a campanha “Basta! Não Somos Mercadoria”, na manhã desta quinta-feira (08), em frente ao Shopping da Bahia [antigo Iguatemi]. A ação pede a aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de imagens que explorem o corpo da mulher como atrativo na publicidade, “PL da Propaganda Sem Machismo”, de autoria da deputada Luiza Maia (PT).
“Já passou da hora de reagirmos ao machismo que impera na publicidade, sobretudo das cervejarias. Não somos só cocha, peito e bunda. A propaganda precisa valorizar o empoderamento da mulher, que conquistamos com muita luta. Essa campanha faz ecoar esse nosso desejo e pede o apoio da população para aprovarmos o projeto na Assembleia Legislativa”, disse a parlamentar.
Em entrevista recente ao radialista Roque Santos , Luiza criticou duramente a atriz Aline Riscado que incorpora a personagem “Verão ” em uma campanha publicitária da cerveja Itaipava. “Esse negócio de vai Verão, como pode? Mulher não é só bunda. É uma exposição com a mulher , placas publicitárias em rodovias mostrando a bunda da mulher , mulher não é só bunda ” afirmou a polêmica deputada.
A campanha, que denuncia o uso da mulher como ‘descartável’, ‘consumível’ ou ‘objeto sexual’, foi bem aceita pelas pessoas que transitaram na região. Alguns lembraram da Lei Antibaixaria e aplaudiram a luta da deputada em defesa dos direitos da mulher. Outros atos ocorrerão neste Outubro Rosa, para ganhar mais adesão popular.