Foto: Divulgação.Gordo, Luís, Luan e Antônio foram presos com quatro carros roubados

A polícia acredita que a quadrilha presa nesta quarta-feira (1º) tenha roubado pelo menos 50 carros, em três meses, numa média de três veículos por semana, sempre entre 5h e 7h da manhã, em Lauro de Freitas e outras cidades da Região Metropolitana de Salvador. Cinco veículos de diversas marcas e modelos, quatro deles com restrição de roubo, foram recuperados.

Quatro pessoas foram presas por policiais da 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga), entre elas o líder do grupo Eurípedes Oliveira Pinto, conhecido como Pepe ou Gordo, 33 anos, e um adolescente de 16 anos, apreendido. Duas armas foram encontradas com os ladrões.

Os outros integrantes da quadrilha são: Antônio Martins dos Santos, 33, responsável pela fabricação de placas falsas, Luís Benedito Vilanova Filho, 32, e Luan Santos de Almeida, o “Gueneba”, 18.

A polícia apreendeu com eles um Pegeout 308, branco, de placa original OKY – 1988, que ostentava a placa falsa NZQ – 6942, um Gol V, de placa JSA – 9134, um Palio, de placa JRX – 4420, um Palio de placa AID – 9301, todos com restrição de roubo e um FOX, de placa JPY – 9286, além de uma pistola 9mm e um revólver calibre 38.

Os ladrões disseram ao delegado Claudio Meirelles, titular da 27ª DT/Itinga, que preferiam assaltar homens, pois as mulheres costumam reagir e chamar a atenção da polícia. As vítimas eram amordaçadas e colocadas no porta-malas do carro. Em seguida, os ladrões as levavam para realizar saques em caixas eletrônicos.

“Gordo” foi flagrado a bordo do Pegeout 308 roubado. Dentro do carro, os policiais encontraram as chaves do Palio e do Gol V, além da carteira de habilitação de uma das vítimas. No momento da prisão, ele recebeu uma ligação de Antônio, marcando um encontro para entregar-lhe uma placa falsa, fabricada por ele a pedido do comparsa. “Gordo” pagava R$ 150, por placa, segundo a polícia.

A placa seria colocada em um Uno, que deveria ser roubado por Benedito, nos próximos dias. Ainda de acordo com a polícia, Antônio estava de posse do Fox, quando abordado pela polícia, e portava uma CNH falsificada. Já Benedito, que praticava os assaltos em companhia de Luan e do adolescente, estava com o Palio roubado e uma pistola 9mm. Luan também estava armado com o revólver calibre 38.

“Gordo” já havia sido preso por roubo e Antônio está a com a prisão decretada, condenado a 6 anos e 8 meses, também por roubo. Benedito é foragido do Presídio de Salvador, onde cumpria pena por latrocínio, e não retornou depois de ser beneficiado com um indulto.

Todos foram autuados em flagrante por formação de quadrilha, porte ilegal de arma, falsificação de documento público e receptação, estando custodiados na carceragem da 27ª DT/Itinga. O adolescente foi encaminhado ao Ministério Público. As informações são do Correio.