Apresentar propostas da juventude para o Governo Municipal e debater o protagonismo juvenil foram os principais objetivos do Fala Jovem Livre organizado pela Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), de Camaçari, no sábado (6/8), no Conviver.

Cerca de 100 jovens da sede e orla do município participaram do encontro. Na opinião do secretário da Juventude Petista, Paulo Azevedo, “o evento marca um momento importante para a JPT, de contato direto e diálogo sobre as prioridades da juventude camaçariense”, afirmou.

Azevedo acredita que “o Fala Jovem atendeu a expectativa, por ter conseguido mobilizar os jovens não só para participar do encontro, como também no diálogo com a sociedade, nas escolas, e na internet através das redes sociais”, garantiu.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Fabio Pereira – Fabão (assista o video) – defendeu a participação efetiva dos jovens na elaboração de Políticas Públicas. “A juventude do município queria ser ouvida. Muita gente fala de juventude, aponta o que a juventude tem que fazer, sem ouvir a juventude. Não existe política de juventude concreta e eficiente se não tiver a participação e a opinião da juventude”, assegura.

Durante o encontro, foram instalados dois Grupos de Trabalhos (GTs) com temas livres, onde os participantes apresentaram problemas e soluções sobre educação, emprego, cultura, lazer, segurança e inclusão digital, entre outros.

O coordenador de Juventude da Prefeitura de Camaçari, Pedro Bule (assista o video), também participou do evento e lembrou que antes do Governo Luiz Caetano (PT) os jovens não tinham oportunidade de apresentar as demandas da juventude ao Poder Público. “Toda vez que queríamos dialogar com o Estado, e discutir com a Prefeitura qual Política Pública que queríamos, a Polícia Militar descia o sarrafo em todo mundo”, ressaltou.

Bule disse ainda que “o Governo Luiz Caetano inaugurou um novo momento. O debate que o Governo conseguiu construir foi qual é a Política Pública que a juventude de Camaçari quer. Foi essa a tarefa que a Coordenadoria conseguiu instalar”, afirmou.

O secretário de Administração, Ademar Delgado, também prestigiou o Fala Jovem e destacou a importância da inclusão digital. “Nós estamos trabalhando com a ideia firme do software livre. Também já fizemos várias discussões sobre a banda larga. Queremos sair na frente, para poder baratear o custo do acesso a internet, para, sobretudo vocês poderem viajar nisso”, pontuou.

Propostas

De acordo com a organização do Fala Jovem Livre da JPT, entre as propostas apresentadas durante o evento, destacam-se a ampliação do número de escolas em tempo integral; estágio para menores de 16 anos; campanhas de combate ao Bullying; construção de um Centro Cultural em Monte Gordo e fortalecimento do Centro Cultural de Vilas de Abrantes; construção de um Centro de Atendimento para Usuários de Drogas; além de mais qualificação profissional e cursos voltados para inserção dos jovens no mercado de trabalho; mais segurança; fomento a inclusão digital; e abertura das escolas para as comunidades.

O estudante do Colégio Estadual de Monte Gordo, Anderson Souza, 18 anos, saiu do encontro empolgado. “Foi maravilhoso, pois nos dá a chance de mostrar o que o jovem necessita para ter um presente e um futuro melhor”, declarou.

O universitário Tito Santana, 23 anos, acredita que “o Fala Jovem é importante porque enriquece a discussão sobre Políticas Públicas de Juventude. O jovem tem a oportunidade de falar, dá ideias, ser criativo”, disse.

Momento cultural

Acompanhado do Bando Januário, o estudante do Colégio Estadual de Vilas de Abrantes (CEVA), José Rildo, 19 anos, tocou violão e cantou. O jovem contagiou a todos (assista o video). A cantora Lais Martins também participou da festa.

“Achei muito legal. Toco há dez anos, e momentos como esse são bem produtivos. Se conseguimos transformar em ação o que foi discutido, vamos avançar mais um passo nesse projeto de desenvolvimento da cidade e da juventude”, apontou Rildo.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do encontro