Em carta aberta para a população do município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, o ex-secretário de Meio Ambiente, Aderbal Menezes, reclamou que não houve uma conversa prévia para a sua demissão do cargo, ocorrida na última quarta-feira (27), por meio de decreto de exoneração.

“Apenas tomei conhecimento ao receber o decreto de exoneração, o que considero uma total falta de respeito e consideração a minha pessoa”, desabafou o político.

Ainda na carta, Aderbal relatou suas ações na pasta durante o governo Eduardo Alencar, agradeceu os colegas de trabalho e disse sair de “cabeça erguida e em paz com a minha consciência”, finalizou.

Confira a carta na íntegra:

“Prezados,

Informo a todos, que ontem dia 27/04/2016, fui exonerado do cargo de secretário do meio ambiente deste município, onde prestei serviços durante 10 anos, sendo 8 anos na secretaria de desenvolvimento econômico e 2 na Secretaria de Meio Ambiente. Embora eu não tenha sido informado pessoalmente da decisão – apenas tomei conhecimento ao receber o decreto de exoneração – o que considero uma total falta de respeito e consideração a minha pessoa, ainda assim entendo que devo essa satisfação ao povo dessa cidade que acompanhou a minha gestão, torceu pelo meu desempenho e pôde durante esse tempo contar com a minha presença, atenção e presteza. Saliento a todos que fui convocado pelo Prefeito Eduardo Alencar por, segundo ele, confiar na minha capacidade para instituir, formalizar, regulamentar a lei ambiental e por em prática a Secretaria do Meio Ambiente que até então não realizava seu papel efetivamente. Conforme me foi solicitado o fiz. Formei também o conselho de meio ambiente que reúne representantes da sociedade civil, setor produtivo e público, e se encontra em perfeito funcionamento, cumprindo uma agenda de encontros mensais conforme calendário anual.

Independente dos problemas enfrentados com alguns servidores que infelizmente só estão pensando no próprio benefício e algumas outras pessoas que tentaram de todas as maneiras prejudicar o trabalho desta secretaria, sem pensar um minuto sequer na população, ainda assim conseguimos muitos progressos. As dificuldades na gestão da secretaria não ficaram somente no material humano, tivemos pouco envolvimento da administração, apenas um carro para fazer tudo, falta de móveis, equipamentos de informática, equipamento para fiscalização e até mesmo dificuldades no custeio das despesas simples, como energia, água, internet e combustível para o pleno funcionamento dos serviços básicos, sendo que em alguns momentos esses supridos pela minha pessoa.

Estando a secretaria em atividade permanente realizei a fiscalização de poluição sonora juntamente com a polícia militar e outras secretarias. Esse trabalho obteve bastante êxito durante o tempo que foi possível a realização da operação, reconhecida inclusive por meios da mídia e da segurança pública como uma ferramenta eficaz na redução dos homicídios no município.

Contribuindo com o desenvolvimento e atração de novos investimentos, passamos a licenciar pelo município, reduzindo a burocracia que antes os empreendedores enfrentavam nas solicitações de suas licenças ambientais ao estado. Esse serviço vem sendo realizado desde 2015.

Durante esse período realizei diversas atividades de fiscalização do meio ambiente, educação ambiental, palestras, cursos, comemorações alusivas ao meio ambiente como caminhadas com alunos da rede publica de ensino municipal e estadual, plantio de mudas variadas de arvores nativas pelo município, limpeza de áreas de proteção ambiental APA, e áreas de proteção permanente APP, capacitação de profissionais na área de poda e jardinagem, orientação às empresas, dentre outras ações.

Em tudo que realizei ao longo desses 10 anos como secretario, sempre prezei pela lisura, honestidade, honradez, responsabilidade, obediência as leis que regulamentam o serviço público, sendo todas as ações e deliberações por mim executadas sempre respeitando os princípios e critérios morais e éticos do serviço publico. A história recente permitirá à sociedade reconhecer o divisor de águas na gestão ambiental do município. Como todos sabem, estar à frente dessa secretaria significa travar uma batalha por dia, conviver com adversidades a cada momento e, principalmente, exigir o melhor de tudo e de todos.

Finalizo agradecendo aos que me apoiaram, e aos colegas que fizeram parte das realizações dessa secretaria. Vale salientar que apesar do tratamento por mim recebido, continuo absolutamente o mesmo.

Continuarei fundamentado pelas mesmas antigas convicções e princípios, ideais, e acima de tudo lealdade, um sentimento nobre, que os submissos jamais entenderão.

Concluo com a certeza do dever cumprido, de cabeça erguida, sempre honrei meus compromissos, inclusive o de lealdade à gestão e à cidade de Simões Filho. Em paz com a minha consciência. Continuo o mesmo que fui nomeado em 2003 e me mantive assim ao longo do processo e da gestão.

Aderbal Menezes de Jesus”

0 0 votos
Article Rating