ford_camacari.jpg

A unidade de produção da Ford em Camaçari prepara demissões de funcionários do turno da noite. A linha de produção noturna da fábrica está prevista para ser desativada em março de 2016, como isso um número significativo de funcionários serão demitidos.

De acordo com o comunicado oficial na última terça-feira (24), a empresa diz que ação é resultado da “desaceleração do mercado automotivo”. Ainda não foi divulgado o número oficial de empregados que serão dispensados, mas a quantidade pode chegar a cerca de 2 mil funcionários entre os da fábrica e terceirizados. A Ford garante que está processo de negociação com a entidade representativa, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. A montadora também não informou o que irá acontecer com o excedente de empregados, se serão cadastrados no Programa de Proteção ao Emprego (PPE), ou se entraram em férias coletivas.

A unidade de Camaçari tem capacidade para produção de 250 mil automóveis por ano. O corte da linha de produção noturna resultará em um grande impacto na economia de Camaçari e do estado, sendo a empresa uma das maiores do Pólo Industrial. A marca Ford registrou a comercialização de 217.086 unidades no acumulado entre janeiro e outubro deste ano, queda de 11% em comparação com igual período em 2014, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). A montadora é a quarta que mais vendeu no Brasil em 2015. Porém considerando apenas o mês de outubro perdeu a colocação para a marca Hyundai.