O Líder da Oposição em Camaçari, o vereador Antônio Elinaldo (DEM) lamentou nesta segunda-feira (26) o anúncio de desistência da multinacional alemã Styrolution em se instalar no Polo Petroquímico. A empresa, em parceria com a Braskem, instalaria uma fábrica de plástico de alta resistência, voltada para indústria de eletrônicos e de automóveis, e poderia incrementar postos de trabalho no município, mas a fragilidade do ambiente de negócios afastou a empresa da Bahia.

A multinacional

Com a ideia de produzir, a partir de 2018, 100 mil toneladas de ABS, plástico de alta resistência usado em indústrias automobilísticas e de eletroeletrônicos, A multinacional alemã Styrolution suspendeu a implantação de uma fábrica no Polo Industrial de Camaçari.

Diante das “condições de mercado adversas e perspectivas incertas”, a multinacional publicou em seu próprio site que colocou o projeto “em espera”.

O projeto, cujo orçamento estimado era de US$ 200 milhões, foi estabelecido em 2013 em parceria com a empresa baiana Braskem e aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Oposição lamenta

“Essa é mais uma prova de que os governos municipal e estadual estão sendo incompetentes na atração de negócios. Com incompetência, eles conseguem aniquilar qualquer possibilidade de geração de mais emprego e renda para a nossa população, que tanto tem sentido os reflexos da crise econômica que se instalou no país. A Bahia e Camaçari perderem não apenas mais uma importante empresa, mas, principalmente, a confiança na política do PT”, afirmou a liderança democrata.

Ainda de acordo com Elinaldo, é preciso que os governos municipal e estadual tomem uma postura sobre a degradação da economia em Camaçari, que na semana passada ganhou mais um “triste” capítulo com a chance de demissão de milhares de funcionários da montadora Ford. “Não é possível mais admitir que o governador Rui Costa e o prefeito Ademar Delgado continuem ignorando o problema. É preciso manter o diálogo com a população, que se ressente do silêncio desses gestores”.