titranic 2

O transatlântico Titanic vai voltar a cruzar os mares em 2016. Com capacidade para 2,4 mil passageiros, o Titanic II fará a rota ligando Southampton, na Inglaterra, a Nova York, nos Estados Unidos, exatamente como seu antecessor.

Para a viagem inaugural, a fila de espera já ultrapassa 50 mil pessoas.

A embarcação está sendo construída na China e é um investimento do bilionário australiano Clive Palmer. Ele pretende fazer um documentário a partir da viagem inaugural para mostrar a história do navio, a partir do estaleiro até sua chegada a Nova York. O valor do investimento, que chegou a ser cogitado em mais de US$ 500 milhões, não foi divulgado.

A embarcação fará sua viagem inaugural 104 anos após a fatídica viagem, que culminou com o naufrágio em 15 de abril de 1912. Após atingir um iceberg, o Titanic afundou no Atlântico Norte. Mais de 1.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram porque não havia botes salva-vidas suficientes.

O novo Titanic poderá inaugurar uma nova era para os cruzeiros. Entretanto, há quem aposte que o projeto não deve sair do papel. Até abril deste ano, o site da Blue Line vinha dando atualizações sobre a construção da embarcação. Atualmente, o site está desatualizado. Especialistas lamentam, mas a situação econômica na China pode estar colaborando para que o projeto do Titanic seja postergado — ou pior, que continue apenas no papel. Segundo a BBC, a construção nem foi iniciada. Um porta-voz da empresa limitou-se a dizer que o projeto foi remanejado para 2016. (*)

Réplica

O navio Titanic II foi projetado para ser uma réplica quase fiel ao original. Com 269 metros de comprimento e 45 metros de largura, a nova embarcação será um pouco mais larga para dar mais estabilidade ao navio. Também receberá alterações em razão das mudanças na legislação náutica ocorridas nos últimos 100 anos.

titanic 2 salão

Entre as mudanças estão os botes salva-vidas, capazes de atender ao total de passageiros e tripulantes, ao contrário dos antigos botes. Com capacidade para 3,3 mil pessoas, a embarcação original possuía botes apenas para 36% das pessoas a bordo do navio. O novo Titanic carregará 18 botes modernos para atender aos 2.435 passageiros e 900 tripulantes.

Como seu antecessor, a embarcação contará com serviço luxuoso a bordo. Os passageiros poderão usufruir de banho turco, piscina e se encontrar no Café Parisiense, destaques do primeiro navio, e que serão replicados à exatidão. Já a sala que continha telégrafo – batizada como Sala Marconi, em homenagem ao inventor do aparelho – será apenas para visitação, pois o comando contará com GPS e os mais modernos sistemas de navegação à disposição da equipe.

Com informações do Uol