13º salário: quase 90% dos brasileiros pretendem usar o valor para quitar dívidas, aponta pesquisa

Foto: Reprodução / Google Imagens

Cerca de 87% dos brasileiros vão usar o 13° salário para quitar divididas, é o que aponta uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O número é um pouco maior que em 2018, quando esse porcentual ficou em 86%. A pesquisa foi realizada junto a 1.130 consumidores de todas as classes sociais durante o mês de outubro.

Em nota, a entidade avalia que os números demonstram que “a redução da atividade econômica, desemprego maior, taxas de juros elevadas aumentaram o endividamento dos consumidores”.

Entre as principais dívidas que os brasileiros pretendem pagar com o valor estão: cheque especial (45%); cartão de crédito (49%); além de financiamentos bancários em atraso (3%).

Somente 5% dos entrevistados pela associação revelaram que pretendem usar o valor do 13º para comprar presentes neste fim de ano.

Outros 2% estimam utilizar o dinheiro para pagar as despesas de começo de ano, enquanto 2% pretendem poupar parte do que sobrará.

O levantamento mostra também que 1% quer usar parte dos recursos para compra e reforma da casa, enquanto 3% já receberam parte ou todo o 13º ao longo do ano, ou fizeram empréstimos em antecipação.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*