O primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil, nesta quarta-feira (17), foi marcado por pouco sol para quem precisou ficar na fila, mas de muitas incertezas sobre a garantia do benefício. Chamado de novo Bolsa Família, podem se inscrever famílias brasileiras que vivem na pobreza e extrema pobreza.
O valor médio do auxílio ainda não é de R$400, mas de R$220. Quem recebia o Bolsa Família não precisa fazer um novo cadastro junto Cras, pois serão migrados automaticamente.
Uma das moradoras de Camaçari e que marcou presença na fila da Caixa Econômica Federal, na Radial B, foi Elisia Bispo. Ela afirmou que já esteve no Cras do bairro, mas quis garantir o pagamento diretamente na agência.
“Eu estou aqui essa fila, com essa quentura toda é porque preciso. Eu olhei o calendário de pagamento, mas como muitas pessoas que estão aqui, preferi me garantir aqui mesmo. Sem emprego, e quando arruma alguma coisa, o dinheiro não dá pra nada. E infelizmente é isso”, desabafou a dona de casa e mãe de três filhos, Elisia.
De acordo com calendário divulgado pela Caixa, o primeiro grupo beneficiado é o dos membros com NIS encerrado em 1.
Até que um novo cartão seja emitido, beneficiários podem fazer o saque do auxílio com o cartão do Bolsa Família. Os que recebem o valor pelo aplicativo Caixa Tem continuarão sendo pagos da mesma maneira.
Os pagamentos do Auxílio Brasil acontecem ainda por meio de Conta Corrente de Depósito à vista, Conta Especial de Depósito à vista e Conta Contábil.
Famílias que desejem consultar a concessão e o valor do benefício podem fazê-lo através do aplicativo do Auxílio Brasil ou por meio do telefone da Caixa ( 0800 426 02 07).
Veja o calendário de novembro: