Os usuários do sistema de transporte coletivo metropolitano terão mais um benefício e precisam se adequar. A integração do sistema foi concedida por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado sexta-feira (29), amanhã, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Essas e outra informações foram dadas diretamente pelo secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, convidado do programa Bahia no Ar, ao radialista Roque Santos, nesta quinta-feira (28/09).

Dauster explicou que com o acordo, a partir deste domingo (1/10), os passageiros dos ônibus metropolitanos já poderão acessar os ônibus urbanos de Salvador, após utilizarem metrô, pagando apenas uma passagem para percorrer todo o trajeto.  A integração funciona por três horas a partir do horário de apresentação do cartão no primeiro transporte. “O passageiro pode sair de Camaçari, pegar um metrô e depois o ônibus exatamente para onde ele quer ir. Isso, por exemplo, de Camaçari para o Comércio levaria duas horas, com o metrô esse tempo reduz e com uma passagem”

“Nós estamos reduzindo uma passagem para o passageiro, um custo a menos para o trabalhador e ele vai levar menos tempo no transporte. Isso é mais conforto, mais tempo de lazer”, explicou. Mas para obter tais facilidades de custo o passageiro precisa usar o cartão, seja o Metropasse ou o cartão do CCR. “Os passageiros precisam se adequar”, frisou.

“Mas o passageiro precisa usar o cartão para ter benefício. Nós vamos ampliar os pontos de venda e recarga”, reitera Dauster. Segundo o jornal o Dia, no Rio de Janeiro somente 22% dos passageiros usam dinheiro. Se por um lado, o uso do cartão reduz a oferta de emprego na função do cobrador, em algumas cidades reduz até 60% os índices de assalto, como será mais detalhado em matéria aqui neste site, em breve.

A integração é o cumprimento de promessa feita por Rui Costa. Para tornar possível tal medida, Dauster explicou que o Estado vai reduzir de forma imediata a alíquota de ICMS em 1% sobre o combustível dos veículos do Sistema de Ônibus da Prefeitura – STCO, em função da Prefeitura aceitar que os passageiros metropolitanos não precisem pagar uma nova tarifa para acessar o STCO. O que estava criando um impasse entre Prefeitura e governo do Estado.

A partir do próximo domingo (1), o executivo estadual também cortará as linhas metropolitanas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela e BR 324, com ponto final nas estações Mussurunga e Pirajá, respectivamente. A modificação garantem o acesso do passageiro metropolitano ao metrô e, posteriormente, ao sistema urbano de ônibus de Salvador sem pagar nada a mais.

 

Estado e prefeitura chegaram a um consenso em uma reunião foi mediada pelos promotores de justiça, Rita Tourinho e Adriano Assis, e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, do Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho e dos secretários municipais de Mobilidade, Fábio Mota, e da Casa Civil, Luiz Carrera.

0 0 votos
Article Rating