O sol apareceu neste fim de semana em Salvador e Região Metropolitana, mas de acordo a ciência ainda não é hora do banho de marem diversos pontos do litoral baiano. A Bahia tem 26 praias impróprias neste fim de semana, apontou o Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em boletim divulgado nesta sexta-feira (29), que. Além de Salvador, a lista inclui praias na Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos e Costa do Cacau.

De acordo com o Inema, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.

Resolução do Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama) considera imprópria a praia em que mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mL de água; ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Em Salvador, as praias impróprias são: São Tomé de Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Pedra Furada, Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica), Ondina (situada próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia, em frente à igreja de Nossa Senhora de Santana), Buracão, Amaralina (no fundo da Escola Cupertino de Lacerda, em frente do painel do artista plástico Bel Borba), Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário e Patamares.

Também estão impróprias as praias de Mar Grande, Conceição de Salinas e Cairu de Salinas, na Baía de Todos os Santos; Buraquinho, na Costa dos Coqueiros; Marciano, Malhado, Cristo, Sul e Corurupe, na Costa do Cacau.

0 0 votos
Article Rating