O roubo de veículos na capital é bem reconhecido e divulgado e, observando os boletins de ocorrência, ele acontece na maioria das vezes na região da orla e em finais de semana. Mas como acontece na Região Metropolitana de Salvador (RMS)? Fazendo observação e calculando probabilidade, chance de ter o automóvel roubado na Região Metropolitana é maior na cidade de Simões Filho.

Essa informação foi obtida por meio de levantamento realizado pelo Bahia no Ar utilizando os dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia para os meses de janeiro a abril. Os dados mais atuais no setor de estatística da secretaria. Camaçari fica em segundo e Candeias em terceiro. No total, em três meses 810 veículos foram roubadas na RMS

Para chegar a essa conclusão, o Bahia no ar catalogou a quantidade de roubos em cada uma das cidades, de janeiro a abril, e dividiu pela quantidade de automóveis que existem em cada um dos doze municípios pesquisados da Região Metropolitana, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, para o ano de 2015.

Tomado cada valor, Simões Filho tem a taxa 0,083 por ter registrado 140 roubos furtos de veículos, quando possui uma frota de 16.778 automóveis. Já Camaçari com 302 veículos roubados, possui frota de 41.669. Ou seja, esse levantamento considera quantidade de veículos existe e de roubados para obter proporção e chance. Assim é calculada a probabilidade em estatísticas internacionais.

Os modelos mais roubados são veículos populares tais como Corsa, Gol, Uno e Classic, nas cores Prata, Branca e Preto, na maioria das vezes.  E grande parte das ações é feita com uso de violência. Por exemplo em Camaçari, de 94 veículos levados em janeiro, 89 foram com roubo, ou seja, uso de armas para tomar o veículo.

Em agosto, um automóvel foi roubado na noite desta sexta-feira (19/08), na Rua da Aroeira, em Simões Filho. Segundo informações do proprietário, de Ford Ka, de cor preta, com numeração 9745 da placa, foi tomado com uso de arma. Além disso, os assaltantes levaram um celular do proprietário que mobilizou as redes para encontrar o carro de volta.

E se o roubo é grande em toda Região a Polícia tem conseguido devolver 47% dos veículos roubados, conforme noticiamos em matéria anterior.

Veja o ranking: 

1º Simões Filho
2º Camaçari
3º Mata de São João
4º Candeias
5º Lauro de Freitas
6º São Francisco do Conde
7º Dias Davila
8º Pojuca
9º Itaparica
10º Madre de Deus
11º São Sebastião do Passé
12º Vera Cruz

 

 

Leia mais:

Recorde: Setembro teve cinco vezes mais veículos roubados e maior apreensão de drogas

 

0 0 votos
Article Rating