23% dos alimentos analisados pela Anvisa têm resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou proibidos

Foto: Reprodução

Foram encontrados em 23% dos alimentos avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou proibidos para cultura. A análise foi feita entre 2017 e 2018 e os resultados fazem parte do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos (Para), divulgados nesta terça-feira (10).

Ficou constatado em 77% das análises a ausência de resíduos de agrotóxicos ou a presença de ingredientes ativos dentro do limite permitido pela agência, o que significa dizer que são seguros para o consumo.

Foram avaliadas no total 4.616 amostras de 14 tipos de legumes, cereais e frutas encontrados em supermercados de 77 municípios em todo o Brasil, exceto no Paraná, que optou por não fazer parte do programa em 2016.

Nas 23% amostras onde foram vistas inconformidades: 17,3% tinham resíduos de ingredientes ativos não permitidos para aquela cultura; 2,3% tinham ingrediente ativo acima do limite permitido; 0,5% apresentaram ingrediente ativo proibido no país; e 2,9% tiveram mais de um tipo de inconformidade (2,9%).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*