A juíza Marcia Correia Hollanda, da 47ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que o Youtube  retire do ar, em até 72 horas, 16 vídeos do considerados ofensivos à honra e à memória da vereadora Marielle Franco.

Segundo o G1, a ação foi movida pelas advogadas Evelyn Melo Silva, Juliana Durães de Oliveira Lintz e Samara Mariana de Castro, a pedido da irmã da Marielle, Anielle Silva dos Reis Barboza, e da companheira da vereadora, Mônica Tereza Azeredo Benício. O Google, que administra o site de vídeos, deve fazer a retirada sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A juíza afirmou que ao analisar os vídeos indicados pelas autoras do processo, ela verificou que alguns deles “extrapolaram o que a Constituição fixou como limite ao direito de livremente se manifestar”.  Ela ressaltou ainda que “nenhum dos divulgadores apresentou prova concreta sobre o declarado”.

Na quinta-feira, a irmã e a viúva de Marielle Franco pediram na Justiça do Rio que fossem retirados do YouTube os vídeos com notícias falsas sobre a vereadora. O valor da causa foi estipulado em R$ 1 milhão, mas é o juiz quem determina a multa caso concorde com o pedido.

Crime

A vereadora Marielle Franco, de 38 anos, foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio de Janeiro, no último dia 15. O motorista da vereadora, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu.

 

 

0 0 votos
Article Rating