Valorizar a identidade, a riqueza ambiental, artística e cultural e a vocação econômica da Costa de Camaçari, transformando o município em um importante vetor de turismo. Esse foi o pensamento do prefeito Elinaldo Araújo, quando motivou, no dia 02 de janeiro, a criação da Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur). Para assumir esse desafio, foram indicados para a pasta o vereador licenciado Gilvan Souza como titular e a turismóloga Lúcia Bichara, na subsecretaria.

A formulação dos projetos ficará a cargo de uma equipe técnica, formada principalmente por turismólogos e servidores efetivos, que irão elaborar um plano de desenvolvimento do Turismo, com ações de curto, médio e longo prazo. A apresentação da equipe e definição das metas e prioridades da pasta aconteceram na manhã da última terça-feira (15), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).

Na reunião de alinhamento, o secretário apresentou as metas e atividades que já estão em andamento na pasta, tendo como foco o ordenamento, estrutura e comunicação. Uma das primeiras ações solicitadas pelo prefeito Elinaldo foi a limpeza da Lagoa de Jauá, com requalificação da região em torno, ordenamento do comércio e ações de inclusão e mobilidade. A iniciativa, que vai funcionar como projeto piloto, já está na fase de estudo técnico e alinhamento com os órgãos ambientais.

As ações de divulgação e identidade visual da Costa de Camaçari também estão sendo reforçadas com ações promocionais, criação de um calendário permanente de atividades e parcerias em projetos de esporte e lazer. Além disso, a região da Costa passará por um processo de levantamento e ampliação dos atrativos turísticos, tendo como carro-chefe o turismo ambiental (trilhas, áreas de proteção, Bandeira Azul), histórico (Igreja secular de Vila de Abrantes, comunidade quilombola de Cordoaria e influências deixadas por índios e jesuítas) e religioso.

A acessibilidade, mobilidade e esgotamento sanitário também foram apontados como fatores essenciais para alavancar as ações da pasta. “Nós precisamos que a atividade de Turismo funcione primeiro pra quem vive aqui. Fazendo isso, vamos estar em condições de receber bem e com qualidade todos que nos visitam, garantindo a indicação e o retorno dos visitantes”, explica o secretário. Gilvan acredita que a Costa de Camaçari, de Vila de Abrantes a Itacimirim, tem plenas condições de se desenvolver e tornar-se o principal destino turístico do Estado.

0 0 votos
Article Rating