A Secretaria da Mulher (Semu), através do projeto itinerante Fala Mulher, se fez presente nesta quarta-feira (3/8), em Vila de Abrantes. A 3ª edição do projeto aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica na Prefeitura Avançada da Costa. Mais uma vez, o convite foi atendido pelas mulheres da comunidade, que recebeu bem a ação e mostrou a importância da atividade.
De acordo com a titular da pasta, Fafá de Senhorinho, sempre presente nos encontros, através da escuta, várias ações são desenvolvidas com o intuito de prestar esclarecimentos, apresentar redes de apoio, devolver a autoestima e a autoconfiança de mulheres que são vítimas de violência. “O deslocamento da equipe da sede do município para as comunidades da zona rural e da costa, com o propósito de prestar serviços psicológicos, assistencial e jurídico, bem como divulgar os serviços das instituições que fazem parte de rede de proteção, é de grande importância, e possibilita maior grau de abrangência no combate à violência doméstica registrada no município”, declarou.
Marcia Maria dos Santos, moradora da região, presente no encontro, reforçou a importância de falar sobre os conflitos envolvendo relações domésticas e familiares, pois se trata de graves problemas de ordem social e necessitam de um acompanhamento. “A violência contra a mulher, em suas várias formas, vem assumindo proporções alarmantes em nossa sociedade. Os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, têm contribuído para o enfrentamento de parte dos abusos, mas a maioria das mulheres que sofrem violência, não recorrem à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo às ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de desvalia pessoal e de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente”, fortaleceu.
Durante a visita, a secretaria ofereceu o acolhimento através de assistente social, psicóloga e advogada, que ficam à disposição para esclarecer dúvidas de mulheres vítimas de violência e prestar o atendimento necessário, sob total sigilo.