O secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, revelou, em entrevista ao programa Bahia no Ar, no início da tarde desta quinta-feira (12), um problema que tem gerado impacto negativo na capacidade de atendimento à população no município. De acordo com o responsável pela pasta, 40% dos exames e consultas marcadas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Camaçari acabam não sendo realizados pela falta de comparecimento destes na data e local agendados para o atendimento médico.

O percentual foi calculado com base nos registros de atendimento realizados entre o dia 1° de janeiro deste ano e o dia de ontem (quarta-feira, 12). “Muitas pessoas marcam os exames e as consultas e não comparecem. Isso é prejudicial, porque dificulta que pessoas que realmente precisam do serviço consigam marcar o atendimento”, explicou.

Elias Natan exemplificou a situação, informando que na última terça-feira (10), oito exames de endoscopia estavam agendados, mas apenas um paciente compareceu para passar pelo procedimento. “Fiquei preocupado, imaginando se a data não foi confirmada com os outros pacientes, mas as pessoas foram contatadas sim, elas sabiam e mesmo assim não compareceram”, frisou o secretário.

Em tempo, o secretário de Saúde pede a população que marquem os exames quando realmente for necessário e quando o fizerem, compareçam para passar pela avaliação requerida. “Marcar e não comparecer gera uma demanda reprimida”, ressalta Elias Natan.

0 0 votos
Article Rating