Na tarde desta terça-feira(24) mais de 460 crianças foram formadas pelo PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que atua com crianças e pré-adolescestes da rede municipal de ensino em Camaçari. Segundo o Subtenente Francisco Gutemberg, o projeto que surgiu nos Estados Unidos visa aproximar as autoridades policiais das comunidades mais carentes, no sentido de “informa-las e protege-las quanto a questão das drogas”, disse.
já o Tenente Coronel do 12° Batalhão de Camaçari Marcelo Grun pontuou que o programa é muito forte e importante pois trabalha na prevenção, conscientizando as crianças dos malefícios das drogas. ” A ideia é ampliar a quantidade de alunos, pois com certeza é um trabalho importante de prevenção”.
Para secretária municipal de educação, Neurilene Martins, a parceria com a Polícia Militar é de extrema importância pois além de atender mais de 400 estudantes, inspira a rede de educação municipal de Camaçari a inserir no seu planejamento o debate sobre as drogas. “Seguimos discutindo um projeto pedagógico que der conta dessas valores fundamentais para construir uma sociedade solidária, sustentável e da paz!”, diz.
A Escola Municipal Zumbi dos Palmares participa pelo segunda vez da edição do Programa em Camaçari. O responsável pela instituição, o pedagogo Tata Ricardo, disse que as crianças já apresentam a curto prazo mudanças nas suas atitudes sociais , que já demostram o quanto PROERD é importante.
O PROERD
Um Policial Militar selecionado passa por um curso com noções de pedagogia, psicologia, metodologia, algumas matérias básicas que visão habilita-lo para estar na aérea educacional. A atuação nas escolas dura em média de 3 a 4 meses, em um turno, como se fosse mais uma disciplina no currículo básico da instituição. No ano acontecem formação em dois momentos, primeiro e segundo semestre.