A mais recente pesquisa do Datafolha revela que 73% dos brasileiros acreditam que haja corrupção no governo federal. Embora tenha usado o combate à corrupção como tema central de sua campanha, Jair Bolsonaro não conseguiu aplicar isso na prática durante a gestão.
O estudo realizado entre quarta (27) e quinta-feira (28) aponta que essa corrupção é vista como um problema nacional secundário, quando comparado à miséria enfrentada por tantos no país, ou com a situação da saúde, educação e violência urbana.
Dos 2.566 ouvidos em 183 cidades, 19% acreditam não haver corrupção e 8% não souberam responder. A ideia de que existem irregularidades no governo é mais forte entre os jovens, representando 86% deles.
Com margem de erro de dois pontos para mais ou menos, a pesquisa também mostra que o atual presidente ocupa o segundo lugar nas intenções de voto para as eleições de outubro, com 28%. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 47% dos votos no primeiros turno.
Esse estudo, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-01192/2022.