O Parque Shopping Bahia, de Lauro de Freitas, se tornou centro de uma polêmica nas redes sociais após instalar um aviso que assegurava pessoas trans de que poderiam utilizar os banheiros que preferissem. No entanto, as placas foram retiradas.
O centro de compras garante que a retirada se deu exclusivamente porque o aviso era parte de uma ação pontual e continua assegurado o direito de acesso ao banheiro de acordo com o gênero com o qual o indivíduo se identifica.
“Durante o mês do Orgulho, o Parque Shopping Bahia está trazendo uma série de iniciativas de acolhimento e conscientização da população em respeito às pessoas LGBTQIAPN+. A escada central do shopping também recebeu uma instalação colorida em alusão ao Mês do Orgulho”, afirmaram em nota enviada ao Bahia No Ar.
“Além disso, o empreendimento está treinando toda sua equipe para acolhimento a todos os públicos e os colaboradores do shopping estão usando bottons que reforçam o posicionamento do empreendimento com os dizeres ‘Todos são bem-vindos’. As placas com a mensagem afirmativa em relação ao uso do banheiro integravam a primeira etapa desta campanha que finalizou agora e outras ações entrarão na sequência, como as que já estão em curso”, completaram.
O Parque Shopping também destacou que não houve qualquer pedido ou determinação da Prefeitura de Lauro de Freitas para retirar as placas relacionadas ao uso dos banheiros. A decisão de colocar e de posteriormente retirar coube exclusivamente ao centro de compras.
Vale lembrar que o aviso apenas lembrava de um direito adquirido pela comunidade LGBTQIA+ por meio da Resolução Federal nº 12 de 2015. Pessoas trans podem utilizar o banheiro de acordo com o gênero com o qual se identificam, assim como vestiários e demais espaços segregados por gênero.
Que resolução federal? Não vi o número