Tumulto e desordem marcaram a primeira seleção para o processo de inscrição da escola pública do Ciretran de Camaçari. Dezenas de pessoas, que não conseguiram se inscrever, se reuniram na entrada da sede para protestar na manhã desta terça-feira (29), contra a desorganização e falta de informação por parte do órgão.
De acordo com os candidatos, as vagas foram preenchidas em questão de instantes após às 8h, horário para início das inscrições. “Eu passei a madrugada toda preenchendo os formulários e esperei o momento para apenas dar o “enter” na inscrição e não consegui. Como pode em fração de segundos as vagas terem sido todas preenchidas?”, questionou a estudante, Rebeca Souza.
Apesar de no site do detran-ba, a orientação quanto a inscrição é direcionada para ser realizada somente no portal da instituição (www.escolapublica.detran.ba.gov.br), muitas pessoas preferiram passar a noite na porta do Ciretran. “Estou aqui deste o início da tarde de ontem para tentar conseguir uma vaga e até agora nada”, reclama o auxiliar de escritório Jeferson Silva.
Segundo a gestora responsável pelo processo de inscrição, Eunice da Silva, um funcionário do órgão passou a madrugada orientando os candidatos a retornarem para suas casas e preencherem pela internet o cadastro, o que não foi confirmado pelas pessoas que estavam no local.
Para participar do curso, é preciso ter renda de até um salário mínimo e estudado em escola pública, não possuir habilitação e ser maior de 18 anos. De acordo com o site do Detran, novas inscrições serão reservadas para Camaçari.