Considerado o número dois na administração da Caixa Econômica Federal, o vice-presidente de Negócios de Atacado, Celso Leonardo Barbosa, apresentou nesta sexta-feira (1º) a carta de renúncia ao cargo. A decisão ocorre após ele ter sido citado nas denúncias de assédio sexual feito por funcionárias que derrubaram o então presidente da instituição, Pedro Guimarães.
“[A Caixa] Comunica, ainda, que o Conselho de Administração acatou, nesta data, carta de renúncia entregue pelo Sr. Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa ao cargo de Vice-Presidente de Negócios de Atacado”, diz trecho de um comunicado do banco ao mercado.
Segundo a colunista Carla Araújo, do portal UOL, o nome de Barbosa aparece nas denúncias de uma funcionária que relatou à ouvidoria da Caixa ter sido vítima de assédio. Ele teria colaborado com Guimarães em alguns episódios.
No início da, o site de notícias Metrópoles” divulgou denúncias de funcionárias do banco, que incluem toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis com a relação de trabalho supostamente praticadas por Pedro Guimarães. Os atos começaram a surgir no fim do ano passado.
Todas as mulheres que falaram à reportagem, sem que seus nomes fossem divulgados, trabalham ou trabalharam em equipes que atendem diretamente o gabinete da presidência da Caixa. As cinco entrevistadas disseram que se sentiram abusadas em diferentes ocasiões, e sempre em compromissos de trabalho.