A Justiça do Reino Unido deu permissão hoje (1) para que um hospital retire o suporte de vida de um menino de 12 anos de idade. A criança sofreu danos cerebrais irreversíveis.
Archie Battersbee foi encontrado desacordado em sua residência, no dia 7 de abril. Seus pais acham que ele participou de um desafio online que deu errado, segundo divulgado pelo g1.
Os médicos dizem que o paciente sofreu morte cerebral, afirmando que o tratamento contínuo de suporte à vida não seria de seu interesse, mas os pais da criança vêm tentando impedir que o respirador seja desligado.
O aparelho já deveria ter sido desligado nesta segunda-feira, mas um apelo feito pela família à Organização das Nações Unidas (ONU) adiou o processo.
Em audiência de emergência ficou decidido que o suporte de vida do garoto seguirá ligado até o meio dia de terça-feira (2).
A mãe do paciente reclama que não deveria caber a médicos e juízes a palavra final sobre o tratamento de Archie. “Ele é meu filho, não deve ser a decisão de mais ninguém além da nossa”, declarou.