Moradores do Parque Jocélia, no bairro Sussuarana, em Salvador, acusam policiais militares de matar um idoso durante uma operação no local na noite de segunda-feira (1º). A vítima era conhecida como Régis e teria sido baleada após uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Ostensivo (Peto) chegar na região atirando. A Polícia Militar, por sua vez, diz já ter encontrado o idoso baleado.
De acordo com os relatos de parentes, Régis chegou a ser socorrido na mala da própria guarnição, mas não resistiu.
Nesta terça-feira (2), familiares e pessoas próximas ao idoso realizaram um protesto para pedir justiça. Eles fecharam uma rua durante a manifestação.
Procurada pelo Bahia no Ar, a PM respondeu, por meio de sua assessoria, que equipes da 48ª CIPM faziam policiamento no local quando receberam a informação de que havia homens armados na região.
Ao chegarem no local, eles teriam se deparado com o grupo que passou a atirar contra os militares, enquanto fugia do local.
De acordo com a versão dos agentes, ao iniciar as buscas pelos suspeitos, os policiais foram informados por populares que na rua Botafogo havia um homem ferido no chão. “Os militares foram ao local e constataram o fato. O indivíduo foi imediatamente socorrido para o Hospital Roberto Santos, onde, posteriormente, não resistiu aos ferimentos”, diz nota enviada à reportagem.
Durante as buscas, a PM diz ter encontrado uma submetralhadora calibre 9mm.
A arma apreendida foi encaminhada para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), onde a ocorrência foi registrada.