A cidade de Salvador segue registrando casos de varíola dos macacos. Conforme divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há dois novos pacientes com a doença na cidade, totalizando 12 casos na capital baiana.

Houve ainda o registro de um novo paciente com a zoonose viral em Cairu. A Bahia totaliza 16 casos de varíola dos macacos, incluindo dois em Santo Antônio de Jesus e um em Ilhéus.

No estado também existem 90 casos suspeitos da doença, que se manifesta com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

 

0 0 votos
Article Rating