Além da indústria, a culinária e o turismo estão entre os pontos fortes do município de Camaçari, que completa 264 anos de emancipação no dia 28 de setembro.
Estabelecimentos comerciais como o Restaurante e Bar do Prefeitinho Júnior, localizado na Praia do Porto e na Alameda Humaitá, em Guarajuba, são exemplos de iniciativas que têm colocado o nome da cidade em destaque no cenário nacional.
Fundado em 1986 pelos empreendedores Manoel do Carmo e Dominga Barbosa, o espaço é considerado atualmente uma referência para turistas e amantes da gastronomia da Bahia.
“O Restaurante e Bar do Prefeitinho têm como objetivo satisfazer aos mais diferentes paladares, por isso, dispõe de uma grande variedade de pratos quentes e frios, porém com foco na culinária baiana, com as receitas de origem familiar”, explica o administrador do restaurante Dilmar Pereira do Espírito Santo.
Emprego e renda
Para manter o sucesso do negócio, a diretoria do estabelecimento aposta na valorização da mão de obra local, gerando, em média, mais de 100 empregos diretos e indiretos para pessoas que moram no município de Camaçari.
“No princípio, iniciou-se como uma empresa familiar. Com o passar do tempo, as atividades de RH foram voltadas para contratação de uma mão de obra local, que hoje é motivo de orgulho, por ter se tornado um polo muito importante para a economia”, afirma o administrador.
A equipe que auxilia na gestão ainda destaca o atendimento diferenciado e personalizado entre os elementos essenciais para a consolidação do Prefeitinho Júnior como um dos restaurantes mais requisitados da Costa e da cidade em geral.
“As ações instituídas para influenciar a motivação dos funcionários estão diretamente ligadas à missão do restaurante, ou seja, funcionário motivado é sinônimo de qualidade no atendimento, excelência no cardápio e satisfação dos clientes”, explica a gerente administrativa Rejane Cruz.
Curiosidades
Apesar das principais atrações serem a culinária e a paisagem natural, o nome do estabelecimento comercial também se destaca entre as curiosidades de quem frequenta o espaço.
“O nome Bar do Prefeitinho veio através do apelido dado pela comunidade ao Sr. Manoel do Carmo (in memoria), por assessorar e promover a ponte entre o prefeito da época e sua comunidade, levando ao parlamento todas as necessidades da localidade”, lembra Dilmar Pereira.
O administrador ainda recordou da sua infância e expressou a sua gratidão por nascer em Camaçari e poder contribuir para o desenvolvimento da sua cidade.
“A mais bonita de todas as cidades, onde nasci e vivo com orgulho. Meus parabéns e gratidão a este lugar que me completa e que carrega tantas histórias, tradição e encantos. Parabéns!”, disse.